top of page
  • Foto do escritorDavid Mesquita

Como a Terapia CranioSacral pode te ajudar?

Atualizado: 4 de jun. de 2022

Mais que uma terapia holística, o uso da técnica vai desde o tratamento de lesões físicas, até distúrbios de ordem emocional.



A Terapia CranioSacral é uma modalidade de terapia manual que promove a melhora das condições de saúde, promovendo o bem estar geral e o regular funcionamento dos sistemas nervosos central e autônomo, através da manipulação não invasiva de tecidos e fluidos corporais localizados desde a base do crânio (região da cabeça) até o sacro (região do quadril).


São inúmeros os benefícios advindos do tratamento, que pode ser utilizado tanto para suporte em situações de estresse ou distúrbios emocionais, quanto para a melhora da qualidade de vida, frente às mais diversas patologias e sintomas físicos, dentre eles:


  • problemas relacionados à coluna vertebral;

  • labirintite;

  • enxaqueca;

  • dor crônica;

  • problemas visuais e auditivos;

  • dificuldade de aprendizado;

  • autismo;

  • disfunção temporomandibular;

  • dores psicossomáticas;

  • depressão;

  • insônia;

  • fadiga crônica;

  • dificuldades de coordenação motora; e outros.


Desenvolvida há mais de 40 anos pelo médico osteopata e cirurgião Dr. John Upledger, a Terapia CranioSacral faz uso de toques leves para localizar restrições e desequilíbrios envolvendo o cérebro e a medula, assim como uma série de problemas de saúde anteriormente mal compreendidos.


A história dessa Terapia remonta do início de 1900, época em que o médico osteopata William Sutherland observou que os ossos do crânio nunca se fundem, o que contrariou muitos livros de anatomia da época, que ensinavam que essas estruturas se solidificavam antes mesmo da idade adulta. Anos mais tarde, em 1970, o Dr. John Upledger observou, durante um procedimento cirúrgico, que essas estruturas possuem um movimento rítmico, ao qual atribuiu o nome de "ritmo craniossacral". A partir daí, desenvolveu uma série de estudos que comprovaram não só a mobilidade rítmica dos ossos cranianos, como também boa parte da sua influência sobre outras estruturas do corpo, através do tecido fascial corporal.


O sistema craniossacral é constituído pelas membranas e pelo líquido cerebroespinhais, que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema percorre desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro e o cóccix, localizados na região pélvica. Como o seu

funcionamento influencia o desenvolvimento e o desempenho do cérebro e da medula, qualquer desequilíbrio ou restrição nessas regiões pode acarretar diversos problemas sensoriais, motores ou neurológicos, que desafiam a medicina convencional mais focada na "doença"do que no indivíduo em toda a sua integralidade.


"O poder do homem para curar é apropriado na medida em que se possui conhecimento da posição correta ou normal, e na medida que possui perícia para ajustar os ossos, músculos e ligamentos, e proporcionar liberdade a nervos, sangue, secreções e excreções”.

John Upledger



Em países como os Estados Unidos e os da Europa, a Terapia CranioSacral vem se tornando cada vez mais difundida, graças aos resultados clínicos satisfatórios no tratamento e prevenção de patologias, inclusive em bebês, crianças e idosos, não apresentando qualquer contraindicação, desde que praticada por profissionais devidamente capacitados. Na Inglaterra, por exemplo, já existem maternidades que adotam a técnica para o tratamento de recém-nascidos, com vistas a prevenir problemas decorrentes da gestação e do parto.


A terapia pode ser adotada tanto para auxílio no combate e tratamento de patologias, como também na prevenção e aumento da resistência do sistema imunológico do corpo. Para cada paciente, os efeitos do tratamento podem ser imediatos e/ou cumulativos, a depender da complexidade do caso. É comum que os pacientes mais jovens respondam de forma mais rápida ao tratamento, ao passo que os casos crônicos e mais severos demandem um tratamento contínuo. Em qualquer situação, porém, o acompanhamento médico de rotina não deve jamais ser relegado, sendo de extrema importância a atuação multidisciplinar do médico que já acompanha o paciente, junto ao profissional Terapeuta/Fisioterapeuta qualificado para a prática da Terapia CranioSacral.


 

Como encontrar profissionais habilitados?


A Terapia CranioSacral é praticada em muitos países, inclusive no Brasil. Os terapeutas devem ser qualificados e reconhecidos pela Upledger Institute.

A lista dos profissionais qualificados pode ser acessada no site do próprio Instituto. Não deixe de conferir antes de buscar um atendimento:



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page